SENTIMENTO DE PIEDADE
Apesar do caráter coletivo do sentimento de piedade, essa faculdade parece não passar de um sentimento individual que só se refere ao ser por ele mesmo. Todo sentimento de piedade baseia-se no sentimento primário do próprio indivíduo que o sente, porém pode-se sugerir que aquilo que seria doloroso a um indivíduo poderia não ser para outro. Imagina-se, portanto, que a piedade é o resultado da imaginação somada à vivência de cada indivíduo. Assim, quando um homem não deseja o sofrimento do outro, ele está na verdade evitando o seu próprio sofrimento, pois seu coração sofre ao imaginar o quanto aquela situação poderia ser dolorosa, por isso “não queremos somente ser felizes, mas queremos também a felicidade do outro, e quando essa felicidade não custa nada à nossa, ela aumenta. Enfim, mesmo contra vontade, temos pena dos Desafortunados, quando somos testemunhas de seu mal, sofremos por isso!”
Assim, esse sentimento favorece a conservação e o bem-estar de todos, pois desejamos a felicidade e o bem-estar do outro não apenas por ele, mas também porque nos faz bem não presenciarmos a dor e o sofrimento de outro ser vivo, ainda mais quando tal ser assemelha-se a nós. Entretanto, não ocorre quando o outro se encontra em situação melhor, ou mais prazerosa, mas apenas quando relativa a uma situação que lhe pareça ruim ou dolorosa. Ou seja, uma situação lastimável. Assim, a piedade é, necessariamente, o resultado de uma análise de que a situação vivenciada pelo outro é dolorosa para ele. Para o espectador, trata-se de uma situação que, caso vivenciasse, lhe seria desagradável, pois “só lamentamos no outro os males de que não nos Acreditamos isentos”
3 Comentários
juan
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂
Marcello De Souza
I appreciate your comment. I invite you to follow me on social media, such as LinkedIn, Instagram, Facebook and my YouTube channel:
@marcellodesouza_oficial or https://linktr.ee/marcellodesouza
You can also read my latest book, which is on sale worldwide, as well as make a donation. Links to the book and donation are:
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Amazon Link: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map
Leave your review on Google about my work:
https://g.page/r/CQx5OkvXIr13EB0/review
Donation:
https://pag.ae/7-36-W8Ks
marcelo
gostei muito do site parabéns pelo conteúdo. I really liked
the site, congratulations on the content