PORQUE CLIENTES ANSIOSOS PREFEREM O ATENDIMENTO HUMANO
Quando estamos ansiosos, faz parte da natureza humana pedir ajuda a outras pessoas. Por exemplo, um contribuinte apreensivo pode buscar a orientação de um advogado tributarista para interpretar uma nova legislação fiscal. Um paciente aflito talvez queira conversar com um enfermeiro que o ajude a compreender os resultados de seu exame de sangue.
Esse tipo de comportamento é bastante comum e, apesar disso, muitas empresas situadas em contextos de alta ansiedade, como serviços financeiros e saúde, estão encaminhando clientes nervosos para as tecnologias de autosserviço (SST, sigla do inglês “Self-Service Technologies”), – como quiosques, web sites e aplicativos de smartphone – isolando-os exatamente no momento em que estão mais interessados em contato. Está claro que é mais barato oferecer essas tecnologias de apoio humano, mas o que não está tão claro é o impacto negativo que essas interações de autosserviço podem ter sobre os clientes.
Será que o autosserviço é um modo eficaz de ajudar os clientes a lidar com o que os preocupa? Ou ele aumenta a ansiedade dos clientes e causa um prejuízo de longo prazo aos relacionamentos de serviço?
Realizamos uma pesquisa com o objetivo de compreender essas questões. Por meio de dois experimentos de laboratório e um experimento de campo realizado na área de serviços financeiros, constatamos que os clientes ansiosos que interagem através da tecnologia de autosserviço sentem-se insatisfeitos com as próprias decisões, mesmo quando estas parecem alinhadas com seus objetivos. Essa insatisfação reduziu a confiança dos clientes no prestador do serviço. Porém, nossos resultados também revelam que uma pequena mudança, cujo custo é surpreendentemente baixo – oferecer acesso a um ser humano prontamente disponível – pode reverter os efeitos negativos da ansiedade do cliente.
O efeito dominó da ansiedade do cliente
Realizamos nossa pesquisa no setor de serviços financeiros porque ele está repleto de incertezas e decisões complexas que sabidamente provocam ansiedade e aflição nos clientes. Em nosso primeiro experimento, queríamos simplesmente compreender como as ansiedades situacionais – as que fogem ao controle da empresa – podem transbordar e afetar os sentimentos dos clientes em relação aos prestadores de serviço.
Desenvolvemos uma plataforma de investimentos online para simular a experiência de planejamento de aposentadoria. Pedimos a mais de 150 participantes adultos de todas as regiões dos Estados Unidos para alocar um portfólio hipotético de US$ 100.000 entre ações, títulos e dinheiro vivo, em uma série de rodadas múltiplas, com o objetivo de ampliar o portfólio. Como incentivo, pagamos aos participantes bônus em dinheiro, com base em seu desempenho na simulação. Alguns participantes foram designados aleatoriamente para vivenciar condições normais de mercado, que definimos como uma chance igualitária de obter o mesmo retorno sobre ações, títulos e dinheiro vivo de um ano retirado da série histórica verdadeira dos Estados Unidos em cada rodada da simulação. Outros tiveram maior probabilidade de ser sorteados com um dentre os piores anos do mercado acionário da série histórica dos Estados Unidos. Como parte da plataforma de investimentos, demos aos participantes acesso a informações históricas de desempenho sobre cada uma das categorias de ativos e a capacidade de acompanhar o crescimento do próprio portfólio para ajudar na tomada de decisões.
Depois de algumas rodadas, pedíamos que os participantes avaliassem sua satisfação com uma decisão que haviam acabado de tomar e classificassem seu grau de ansiedade naquele momento. Não nos surpreendeu o fato de que os participantes que sofreram mais reveses disseram sentir o dobro da ansiedade dos que enfrentaram condições normais de mercado. Além disso, ficaram menos satisfeitos com suas escolhas, embora seus portfólios tenham tido, em média, um desempenho superior ao do mercado acionário que enfrentaram. (Interessantemente, os que enfrentaram condições normais de mercado, que sentiram menos ansiedade, disseram-se mais satisfeitos com suas escolhas, porém, em média, seus portfólios tiveram desempenho inferior ao do mercado.)
A insatisfação das pessoas em relação a suas próprias escolhas se transferia de modo a influenciar o que sentiam em relação à empresa provedora da plataforma de investimentos. Ao terminarem de investir, os participantes com maior ansiedade disseram confiar menos na empresa, embora esta não tivesse controle sobre o mercado que enfrentaram nem sobre as decisões de investimento que tomaram.
Como a oportunidade de contatar uma pessoa pode ser útil?
Uma vez que a ansiedade dos clientes no ambiente online prejudica a satisfação e a confiança dos clientes, cogitamos se poderia ser útil oferecer-lhes a oportunidade de contatar um ser humano. Repetimos o experimento anterior, porém, desta vez, dividimos aleatoriamente mais de 200 participantes com base em outra dimensão: alguns receberam a opção de “entrar em chat com um especialista”, outros de “entrar em chat com outro investidor” e outros continuaram sem a opção de chat.
Constatamos que quando os participantes tinham a oportunidade de contatar outra pessoa – quer um especialista, quer outro investidor – os efeitos prejudiciais da ansiedade eram compensados. Embora as pessoas que enfrentavam condições instáveis de mercado continuassem ansiosas e novamente obtivessem ganhos de portfólio em média, as que tiveram a opção de chat sentiram o mesmo nível de satisfação e confiança na empresa que as que enfrentaram um mercado normal.
O que realmente nos surpreendeu, porém, foi que muito poucos participantes não aproveitaram a chance de entrar em chat com alguém. Embora os que se sentiam mais ansiosos antes do experimento tivessem maior probabilidade de utilizar o recurso de chat, o simples fato de ter a opção de contatar uma pessoa pareceu ser tudo o que a maioria das pessoas necessitava para se sentir apoiada. Isso sugere que talvez as empresas que utilizam tecnologias de autosserviço para tarefas que provocam ansiedade possam tranquilizar os clientes e aumentar sua confiança nelas com uma alteração de design a um custo relativamente baixo. Simplesmente saber que podemos conversar com outra pessoa – mesmo não optando por fazê-lo – parece fazer uma grande diferença.
O valor da possibilidade de contatar uma pessoa
Levando esses insights para o campo, estabelecemos uma parceria com uma cooperativa de crédito dos Estados Unidos que havia lançado recentemente um processo online de solicitação de crédito e queria aumentar a porcentagem de solicitantes aprovados que concluíssem o processo de fechamento e acessassem os recursos desses empréstimos.
Mais de 200 solicitantes foram alocados aleatoriamente a um de três grupos: (1) os que não receberam nenhum contato da cooperativa de crédito até que seu processo de crédito fosse decidido, (2) os que receberam mensagens de texto com atualizações sobre o status de seu processo de aprovação (por exemplo: “iniciamos nossa avaliação”, “estamos consultando seu histórico de crédito”, etc.) e (3) os que receberam as mesmas mensagens durante o processo, sendo que cada mensagem incluía o nome e o telefone do gerente de crédito e um convite para entrar em contato em caso de dúvidas.
Enviar aos solicitantes mensagens de texto com o passo a passo de seu processo de aprovação resultou, em média, num desempenho inferior ao de não enviar mensagem nenhuma, em termos de que as pessoas que receberam as mensagens de texto e foram posteriormente aprovadas apresentaram menor probabilidade de prosseguir com a contratação do empréstimo. Num estudo post-hoc visando a compreender as razões para tanto, constatamos que lembrar as pessoas de que estão sob avaliação – embora isso seja uma parte esperada do serviço – aumenta sua ansiedade.
Contrastando com isso, vimos que a probabilidade de os solicitantes aprovados prosseguirem com a contratação do empréstimo saltou de 64% para 80% quando os clientes que receberam as mesmas mensagens com o passo a passo também foram convidados a entrar em contato com um gerente de crédito.
À medida que processos de serviço automatizados são colocados em uso para engajar os clientes, é mais importante do que nunca compreender como equilibrar o contato e a tecnologia para proporcionar experiências eficientes e satisfatórias, que levem a relacionamentos de confiança e duradouros. Nossas descobertas sugerem que utilizar tecnologias de autosserviço em contextos de alta ansiedade pode ser custoso. Ao serem deixados por conta própria, os clientes ansiosos ficam menos satisfeitos com suas escolhas e têm menos confiança na empresa com que estão interagindo. A simples oferta de acesso a conversar com uma pessoa pode ser suficiente para restaurar a autoconfiança dos clientes, melhorar a confiança na empresa e fortalecer relacionamentos duradouros.
Michelle A. Shell é doutoranda no curso de Gestão de Tecnologia e Operações da Harvard Business School. Sua pesquisa atual examina o impacto das escolhas de design operacional sobre o relacionamento com clientes, especialmente em contextos emocionais de atendimento.
Ryan W. Buell é livre docente de Gestão de Serviços da cátedra UPS Foundation da unidade de Gestão de Tecnologia e Operações da Harvard Business School, onde é diretor do programa de educação executiva “Transforming Customer Experiences” (Transformando as Experiências dos Clientes). Suas pesquisas se concentram no modo como as operações podem ser projetadas para melhor engajar os clientes, e ele tem trabalhado com empresas de todo o mundo no desenvolvimento de modelos de serviço mais engajadores.
26 Comentários
Hellen Stolzenberg
Some really nice and utilitarian information on this website, too I conceive the style and design has got good features.
Marcello De Souza
Thank you for your kind words! I’m delighted to hear that you find the information on the website useful. It’s always a pleasure to know that visitors appreciate both the content and the design features. If there’s anything specific you’d like to see more of or any suggestions you have for improving the site further, please don’t hesitate to let me know. Your feedback is invaluable in ensuring that the website continues to meet the needs of its users.
To stay connected and delve deeper into the world of behavioral development, I recommend that you follow me on social media platforms such as LinkedIn (http://www.linkedin.com/in/marcellodesouzaprofissional), Instagram, Facebook and YouTube. You can find me using the handle @marcellodesouza_oficial.
If you find the content valuable and would like to support it, consider purchasing my latest book, “The map is not the territory, the territory is you”, available on several online sales platforms around the world, such as Amazon. Alternatively, you can support the blog by making a donation using the link provided: PayPal donation link: https://www.paypal.com/ncp/payment/QTUD89YFWD27C
Lastly, your feedback is extremely valuable to me. If you could take a moment to share your thoughts and comments by leaving a review on Google, I would greatly appreciate it: https://g.page/r/CQx5OkvXIr13EB0/review
If you have any further questions or need additional resources, please feel free to get in touch. I’m here to help you!
Best regards,
Marcello de Souza, Ph.D.
Aidan206
I think this is an informative post and it is very useful and knowledgeable. therefore, I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article.
Marcello De Souza
Hello!
Follow on Instagram, LinkedIn, YouTube and Facebook.
To follow me is:
@marcellodesouza_oficial
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Amazon Link: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map
rama
Wow! Such an amazing and helpful post this is. I really really love it. It’s so good and so awesome. I am just amazed. I hope that you continue to do your work like this in the future also.
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
Aidan206
Hi, I log on to your new stuff like every week. Your humoristic style is witty, keep it up
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
rama
Great selection of modern and classic books waiting to be discovered. All free and available in most ereader formats. download free books
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
cbd sleep
I’m in sympathy with the structured puss serum and lip balm! The serum gave my outside a youthful shove, and the lip balm kept my lips hydrated all day. Sly I’m using clean, straight products makes me deem great. These are nowadays my must-haves repayment for a fresh and nourished look!
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
Velvet
A good blog always comes-up with new and exciting information and while reading I have feel that this blog is really have all those quality that qualify a blog to be a one.
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
Floria
Really nice and interesting post. I was looking for this kind of information and enjoyed reading this one.
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
Lark
Amazing knowledge and I like to share this kind of information with my friends and hope they like it they why I do
Tamra
Great post i must say and thanks for the information. Education is definitely a sticky subject. However, is still among the leading topics of our time. I appreciate your post and look forward to more.
rama
I have read your excellent post. This is a great job. I have enjoyed reading your post first time. I want to say thanks for this post. Thank you…
Hannis
I just got to this amazing site not long ago. I was actually captured with the piece of resources you have got here. Big thumbs up for making such wonderful blog page!
lina
I have read so many posts about the blogger lovers however this post is really a good piece of writing, keep it up
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
rama
whoah this blog is wonderful i really like reading your articles. Keep up the great paintings! You realize, a lot of people are hunting round for this info, you could help them greatly.
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4
rama
I have read so many posts about the blogger lovers however this post is really a good piece of writing, keep it up
Marcello De Souza
I invite you to read my book: The map is not the territory, the territory is you
Link Amazon: https://www.amazon.com/MAP-NOT-TERRITORY-YOU-ebook/dp/B08QVJ452P/ref=sr_1_4?crid=3U8E4KX9B6E45&keywords=the+map+is+not&qid=1704581711&s=books&sprefix=ther+map+is+not%2Cstripbooks-intl-ship%2C231&sr=1-4