FRASES, PENSAMENTOS E REFLEXÕES

SABENDO SE RELACIONAR

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”.

(Nelson Mandela)

Só saberemos nos relacionar e nos comunicar com maestria com qualquer pessoa nesse mundo quando soubermos compreender quem realmente somos primeiro antes de querer entender o outro. Nas relações com o mundo, os afetos estão intrinsecamente associadas em como trabalhamos nossos próprios sentimentos. Em geral, as pessoas podem ser muito ruins ao reconhecer os próprios sentimentos e obviamente, tornam-se incapazes de compreender o dos outros, o que, por sua vez, leva a muitos mal-entendidos e julgamentos.

A consciência de que o que os outros dizem e fazem pode ser o estímulo, mas nunca a causa dos nossos sentimentos. Com ela, vemos que nossos sentimentos resultam de como escolhemos receber o que os outros dizem e fazem, bem como de nossas necessidades e expectativas específicas naquele momento. As escolhas de como agimos e reagimos com o mundo está intrinsecamente relacionado com a perspectiva que temos dentro nós mesmos. É surpreendente a frequência com que uma única concessão ou ação poderia ter evitado tantos conflitos e desperdiçado o tempo, o esforço e os recursos. Portanto, expressar-se com honestidade e receber com empatia. Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Mas ouvir com a alma não se limita a um único sentido!