ARTIGOS (DE MINHA AUTORIA),  COACHING COMPORTAMENTAL,  DESENVOLVIMENTO HUMANO,  PENSAMENTO SISTÊMICO,  PSICOLOGIA SOCIAL,  RELACIONAMENTO

COACHING & VOCÊ

Todo mundo tem interesse em saber o que fazer para se tornar melhor, ou seja, como melhorar e ser o melhor que se pode ser. O Coaching é a resposta. A palavra Coaching vem da palavra inglesa “Coach” e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir objetivos, ensinando novas técnicas que facilitem o desenvolvimento, tornando-os mais felizes.

O termo Coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os “coches”.

Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, o modelo de Coaching esportivo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios. Timothy (1996) descreve como surgimento do Coaching inicialmente dentro do meio esportivo norte-americano, como uma técnica específica utilizada por alguns treinadores para motivar profissionais de esportes individuais como o tênis ou o esqui. O grande diferencial do método era o chamado Inner Game (jogo interior), que pode-se definir assim: o oponente real do esportista não é seu competidor, mas suas limitações e fraquezas. O jogo interno é praticado para superar hábitos mentais que inibem o melhor desempenho.

O sucesso da técnica despertou o interesse de alguns executivos que praticavam tênis, e que acharam que a técnica poderia ser utilizada também dentro do mundo corporativo. O Coaching adaptado para treinamento de executivos ficou conhecido como Executive Coaching. Um dos grandes autores dessa modalidade é o inglês John Whitmore. O Coaching revelou-se uma magnífica ferramenta para aprendizado e desenvolvimento de competências no mundo corporativo.

Nas últimas décadas, vem ocorrendo uma transformação no processo de Coaching, as agregações de novos conhecimentos tornaram o processo ainda mais eficientes. Quando começou a ser aplicado em algumas organizações, os benefícios foram notáveis e inegáveis no campo do aumento de performance humana, o que veio a maximizar os resultados de pessoas e organizações.

França (2013) disse que este desenvolvimento por meio do Coaching foi necessário devido às rápidas mudanças de um mercado global. Então, simplesmente, modelos de Coaching com base nos princípios da psicologia e da educação evoluíram para atender às novas necessidades das empresas e organizações em todo o mundo. Mesmo o observador casual vai notar que, agora, Coaching para os pequenos empresários, empresas e instituições públicas está ampliando suas demandas em virtude de diversos cases de desenvolvimento já conhecidos pelo meio corporativo, e estes desenvolvimentos aconteceram em um ritmo extraordinário.

O trabalho de Coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas com o objetivo de ajudar as pessoas de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.

Aplicar o Coaching não significa dizer às pessoas o que fazer; mas sim ajudá-las a controlar as suas vidas; ajudá-las a avaliar o que estão fazendo num determinado momento levando em consideração seus objetivos, sonhos, valores e intenções. Isso lhes dá novas chances e conduz à mudança.

O Coaching ajuda a pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, a ir além do que acreditava ser impossível, ressignificando crenças limitantes, permitindo alcançar sonhos e desejos, através do qual o indivíduo descobre todas as potencialidades ocultas em si e as direciona a um objetivo concreto, utilizando ferramentas que melhoram o desempenho e performance pessoal e profissional, elevando assim seu nível de satisfação e felicidade.

Existe uma diferença enorme entre Coaching e Terapia. O aconselhamento e a terapia são remédios para os problemas de uma pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento porque se sente insatisfeito com a sua vida e quer um alívio para seus sintomas físicos e/ou psicológicos. Querem mais se livrar da dor ou desconforto que sentem do que se preparar para atingir objetivos desejados.

A terapia e o aconselhamento tentam, muitas vezes, entender o passado e o que deu errado na vida do paciente para melhorá-la no presente. O Coaching concentra-se no presente e no futuro. Um Coach (profissional de Coaching) pode trabalhar com um cliente que tem uma vida ótima, mas que busca no Coaching melhoria de desempenho profissional (em qualquer área), qualidade de relacionamento pessoal, alcance de objetivos já definidos ou que podem ser ajustados durante o processo, podendo ser usado ainda para emagrecimento, tabagismo, melhoria de performance esportiva (em caso de atletas), para administração de tempo, definição de metas e objetivos e na realização de sonhos.

O Coaching é a arte, é a ciência capaz de transformar o mundo através das pessoas, despertando nos seres humanos, seu potencial infinito, desenvolvendo seus recursos emocionais, suas habilidades e capacidades comportamentais de maneira que possam obter resultados extraordinários na vida pessoal e profissional.

Coaching não é uma prática restrita somente a pessoas individuais. Muitas organizações esperam que seus líderes e gerentes de nível médio possam oferecer treinamento aos membros de sua equipe direcionando-os aos níveis mais elevados de desempenho, aumentando assim a satisfação no trabalho, crescimento pessoal e desenvolvimento de carreira. Atualmente o Coaching é o processo mais utilizado entre as grandes empresas do mundo, visando sempre a melhoria pessoal e profissional de seus executivos e colaboradores. Coaching valoriza o humano, e enfatiza o que há de melhor evocando assim a excelência nas pessoas.

Coaching é um processo sistematizado onde o profissional, Coach, acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de metas. É uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado. O Coaching revela e liberta o potencial das pessoas para incrementar ao máximo seu desempenho. O Coaching é um acelerador de resultados.  O Coaching é uma filosofia de vida.

O maior benefício do Coaching é o aumento de resultados positivos nas diversas áreas da vida do Cliente. O aumento de performance gerado pelo processo de Coaching eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e melhoria de qualidade de vida.

Através do Coaching, as pessoas têm pela primeira vez acesso a fantásticas técnicas e metodologias que promovem o aumento da excelência humana.

O Coaching Pessoal, voltado para a melhoria de vida do cliente, ou de qualquer área específica da vida, como saúde, finanças, relacionamentos, etc. produz mudanças profundas e significativas na qualidade de vida, nível de satisfação, realizações e conquistas do cliente.

O Coaching Profissional (Executivo, Carreira ou de Negócios) promove evolução na carreira ou negócios do cliente. Esta evolução ocorre como consequência natural do trabalho de Coaching.

Se resumir em apenas uma frase todos os benéficos e vantagens do Coaching, a frase seria: “A conquista da Felicidade”

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 França, Sulivan. História do CoachingArtigo 2013. São Paulo. Disponível em:<www.slaCoaching.com.br/historia-do-Coaching/>. Acessado em 13 de nov. de 2014.

 GIANNETTI, E. Felicidade: Diálogos sobre o bem-estar na civilização. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2002.

 KEYES, C. L. M., & HAIDT, J. Flourishing: Positive psychology and the life well lived. Washington DC: American Psychological Association, 2003.

 RUSSEL, Bertrand. A conquista da felicidade. Tradução: Luis Guerra. Rio de Janeiro: Ediouro. 2003.