ARTIGOS (DE MINHA AUTORIA),  COACHING COMPORTAMENTAL,  COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO,  RELACIONAMENTO

ESTA FALTANDO AFETO PARA OUVIR ANTES DE FALAR

Distante de jogo ou manipulação, muitas vezes nossas palavras são mal interpretadas senão entendidas de forma totalmente equivoca. É verdade que por mais sincero e verdadeiro que possamos ser, sempre haverá motivos da outra pessoa entender tudo diferente do que você quer dizer. Por mais que você queira dizer sim, sempre haverá alguém para entender como um não. A franqueza nem sempre é suficientemente capaz de alcançar o coração do outro.

Quando receber alguma mensagem que por algum motivo lhe desagradou, não saía distribuindo desafetos. Antes tomar decisões precipitadas, seguir com qualquer comentário, tenha certeza que compreendeu a mensagem, leia, e se necessário releia se colocando ao menos um pouco no lugar do outro para buscar a clareza daquelas palavras. Muitas vezes faz mais sentido abrir o coração e dar permissão para então querer compreender do que revidar, para que primeiro venha à tona aquilo que existe de positivo e da intenção verdadeira delas e quem sabe assim seja dominado pelo amor, respeito, compreensão, gratidão, compaixão e também a preocupação em vez de sermos dominados pelas atitudes egocêntricas, egoístas, gananciosas, odientas, preconceituosas, suspeitosas e agressivas que costumam dominar nosso pensamento. (…) O mundo em que vivemos é aquilo que fazemos dele, não é verdade?

Não tire conclusões antes de ter certeza do que o outro realmente está dizendo. Quem sabe não é exatamente o inverso do que você está interpretando! Pode ser que seja a sua emoção esteja afetada e você não consegue ter lucidez no que o outro quer lhe transmitir com as palavras. Por detrás das palavras incompreendidas pode existir a intenção apenas de lhe dizer a verdade.

Precisamos nos comunicar melhor, falar com franqueza, saber ouvir com o coração, entender os problemas, perceber as transformações, compreender as imperfeições e ter mais empatia. Ninguém é Deus para realmente saber o que o outro está verdadeiramente pensando sem antes perguntar e ouvir na essência. Se não houver clareza tudo que você interpretar não passa de alucinação! Estamos carentes de afetos diante a este mundo automático aonde ninguém mais para ouvir e sentir!

Mesmo nas divergências há convergências senão isto não é uma relação e muito menos comunicação!