SCENES FROM A MARRIAGE’
DICA PARA UMA EXCELENTE SÉRIE PARA ASSISTIR NO FERIADÃO:’SCENES FROM A MARRIAGE’: QUAL É O SEGREDO DE UM CASAMENTO BEM-SUCEDIDO?
A história começa com a dupla sendo questionada por uma pesquisadora. O tema do estudo, explicado ao longo das perguntas e respostas, abrange a monogamia vivida por ambos e como isso pode afetar os desejos de cada um. As respostas, ainda que dadas com o máximo de naturalidade exigidas dos personagens, possuem certa profundidade percebida apenas na atuação do elenco — é quase como se pudéssemos ler a mente deles: algo não está certo e vemos isso ao longo dos episódios. “Qual sua definição para o termo sucesso?”, pergunta a pesquisadora. Se é que existe uma resposta, ela é dada nas sequências.
“CENAS DE UM CASAMENTO” QUE PODE SER O SEU
Mesmo que cada relacionamento seja único, alguns aspectos do relacionamento vivido pelos personagens de Isaac e Chastain podem despertar uma empatia estranha dos telespectadores. Ao final de cada episódio é como se os conflitos fossem os nossos. Mérito do roteiro, fortemente trabalhado em diálogos longos em cenas de plano sequência, somado a boas atuações. Essa linha com o público é importante nesse tipo de narrativa.Basear o trabalho em suas experiências de vida pode ser outro trunfo. Em 1973, o cineasta sueco Ingmar Bergman. Para a releitura de 2021, o diretor e roteirista Hagai Levi (“Em Terapia”) decidiu usar o mesmo método do criador original e inspirou a obra nas suas experiências de homem divorciado.
UM CONVITE PARA O AUTOCONHECIMENTO
“Scenes from a Marriage” é um convite para o autoconhecimento tanto como indivíduo quanto para o papel dentro de um relacionamento. A começar em como a minissérie decide iniciar cada episódio, vemos o elenco se posicionando em cena antes da indicação de “ação”. Quase como se entrássemos junto com os atores na teia de sentimentos dos personagens. As camadas são muitas e adentrar na história pode gerar aquele desconforto parecido com o de fazer terapia pela primeira vez, mas vale a reflexão sobre as expectativas que colocamos nas relações e as obrigações geradas por essa ligação entre duas pessoas.