FRASES, PENSAMENTOS E REFLEXÕES

SER MUITO MELHOR

“Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.”

(Sigmund Freud)

Como todo imperativo na vida, propor a si mesmo a necessidade de sempre ser o melhor na verdade pode-se estar impedindo o reconhecimento de si mesmo e do outro. O que vai dificultar o reconhecimento dos desejos e das condições de desejos. Em outras palavras o quero dizer é que em uma vida aonde o imperativo é ser o melhor está condicionando as pessoas a se apresentarem como completas, sem partes faltantes. Tornando-se muito mais difícil as pessoas se apresentarem como são, imperfeitas, com medo de que suas imperfeições sejam julgadas como falhas, defeitos, problematizando a simples essência do ser.

Diante a um imperativo de ser o melhor você constrói esta ilusão perfeccionista de si mesmo, mas que quando consciente se sente um fracasso. Sofre por alucinar por não ter correspondido ao que acham que esperam de você, sofre pelo simples fato de querer ser o que na realidade não é.

Quando somos capazes de refletir sobre as próprias faltas, as próprias imperfeições, permite-nos compreender também os próprios valores e daquilo que precisamos para ser melhor a cada dia. Permite-nos reconhecer a importância dos afetos, as nossas relações com o mundo e tudo que tem que mudar para que se possa encontrar a própria felicidade.