ARTIGOS (DE MINHA AUTORIA),  FRASES, PENSAMENTOS E REFLEXÕES,  PENSAMENTO SISTÊMICO,  PSICOLOGIA,  PSICOLOGIA SOCIAL,  RELACIONAMENTO

O SENTIDO QUE DOU A VULNERABILIDADE

Talvez tenha realmente sido a prática da minha vulnerabilidade ter se tornado uma das ferramentas mais uteis e eficazes que me ajudaram a lidar com este mal que insiste em bater na minha porta, chamada depressão. No começo, não entendia muito sobre ser vulnerável, mas com o tempo fui aprendendo com ela o quanto podemos nos tornarmos melhores, já que ela faz com que constantemente possamos perceber o quanto nossas certezas não são tão certezas assim, nossas verdades não são tão verdadeiras e nossas crenças estão muito longe de serem as mais certas para se acreditar.

Um dos maiores segredos que aprendi nestes últimos anos, é que a vulnerabilidade não quer dizer se expor a tudo e a todos, não representa uma catarse, nem que se deve se deixar aberto a tudo e a todos. A vulnerabilidade e fundamentalmente formada pela reciprocidade e confiança, e também deve se ter limites.

 Por experiência, aprendi que nenhuma superexposição traz algo de bom a própria autoestima, autoconfiança e a autoaceitação.

Aprendi principalmente nestes últimos anos, que a vulnerabilidade tem que estar relacionada no compartilhamento de experiências com aquelas pessoas que conquistaram nosso coração e por isto há permissão desta troca  sincera, porque tem a ver com os vínculos de amizade, através da relação harmoniosa, que faz com que naturalmente um conquiste o direito do outro de ouvir as histórias experimentadas, porque cultivam relacionamentos saudáveis, porque há confiança genuína, empatia mútua e compartilhamento recíproco.  

Estar vulnerável e estas aberto pela reciprocidade e é uma parte integrante do processo de construção da confiança.

Agora, se diferente a isto, estivermos plenamente abertos a vulnerabilidade para tudo e para todos, não haverá empatia, gerara desconfiança e provavelmente levará ao isolamento.  Mesmo que pareça contraditório, a exposição aberta e sem limites da vulnerabilidade é mais uma forma de se proteger da verdadeira vulnerabilidade. Em outras palavras, isto quer dizer que passamos a usar ela como retórica para lidar por interesse, seja para alimentar a carência, oportunismo, necessidade de chamar a atenção, ou mesmo para suprir o vazio existencial.

Também pode-se dizer que alcançar este estado pleno de vulnerabilidade é preciso ter alguém que possa estar junto, ela não foi feita para um percurso sozinho. É preciso continuo apoio. Já que está relacionado aos próprios valores que vamos continuamente construindo e por isto é necessário alguém que nos apoie sem julgamento para alcançar novas maneiras de ver e ser com a vida. É um exercício diário com a própria autoconscientização.

Precisamos de uma mão para nos levantar quando for preciso e nos fazer, de vez enquanto, ver o quanto estamos sendo corajosos por estarmos praticando a vulnerabilidade.

Neste sentido, digo isto também por experiência que muitas pessoas, assim como eu, sabem muito bem como ajudar o outro, mas pouco consegue encontrar dentro de si, mecanismos para também saber pedir ajuda. Neste ponto, foi com a ajuda de um amigo que me fez perceber isto, e então a vulnerabilidade foi decisória para minha trajetória.

Foi quando percebi que precisava aprender a receber de coração toda e qualquer ajuda, foi então que reconheci que é preciso ter coração aberto para receber tão como para doar. Afinal, seja consciente ou não, se em algum instante vincularmos julgamentos seja a qualquer tipo de ajuda, com certeza também estaremos vinculando julgamentos à ajuda que estamos oferecendo.

Estar vulnerável também é saber dizer não, expor limites e mostrar de forma aberta tudo aquilo que alegra, mas também tudo aquilo que magoa. Afinal, se estamos sendo vulneráveis com o outro é porque temos a certeza que ele é merecedor de nossa confiança e de nosso coração, e pessoas que nos ajudam a nos tornar melhores também são aquelas com quem realmente possamos contar, nunca são os críticos que nos apontam o dedo quando fracassamos. Também não estão se importando com você, no mais sublime sentido da palavra. São aqueles que podemos contar, estar presente juntos na batalha como também nos momentos de vitória, presentes ou não, não deixarão de nos apoiar ou ajudar quando for necessário, segurando a mão se for preciso. Nada transformou mais a minha vida do que descobrir que é uma perda de tempo ficar buscando a provação dos outros, tentando demostrar mais do que sou, medir meu valor pelo peso da reação das pessoas que nem se importam comigo.

A depressão é um mal que nos leva as profundezas, mas quando conseguimos lidar com ela começamos a perceber quem ama e o que é amor, independentemente dos resultados que eu possa alcançar. Como me fez perceber que foi a falta de coragem de ser vulnerável que me empurrou para ela. E é justamente por hoje praticar a vulnerabilidade que aprendo a cada instante a vida neste mundo que não sai da minha frente. Faz sentido para você?

#vulnerabilidade #pazinterior #amor #relacaoadois #relacaoadulta #novocomeco #paz interior #vidaadois #comportamentohumano #saberviver #bemestar #coragem #sinceridade

2 Comentários

    • Marcello De Souza

      I’m glad to hear that you enjoy the blog posts! If you have any specific topics you’d like to see covered or any feedback to share, feel free to let me know. Your input is valuable in shaping the content of the blog.

      To stay connected and delve deeper into the world of behavioral development, I recommend that you follow me on social media platforms such as LinkedIn (http://www.linkedin.com/in/marcellodesouzaprofissional), Instagram, Facebook and YouTube. You can find me using the handle @marcellodesouza_oficial.

      If you find the content valuable and would like to support it, consider purchasing my latest book, “The map is not the territory, the territory is you”, available on several online sales platforms around the world, such as Amazon. Alternatively, you can support the blog by making a donation using the link provided: PayPal donation link: https://www.paypal.com/ncp/payment/QTUD89YFWD27C

      Lastly, your feedback is extremely valuable to me. If you could take a moment to share your thoughts and comments by leaving a review on Google, I would greatly appreciate it: https://g.page/r/CQx5OkvXIr13EB0/review

      If you have any further questions or need additional resources, please feel free to get in touch. I’m here to help you!

      Best Regards,

      Marcello de Souza, Ph.D.