
PERDER E GANHAR
Encontrar razões para entender que só podemos nos tornam melhores quando desconstruímos nossas verdades e aceitamos as mudanças, nos afligem ou geram desconforto e são difíceis de resignar.
Fato é que a resistência a mudança está na forma no qual ela está sendo proposta a ser feita. Só há medo, desconforto, aflição, quando não há clareza e sem clareza não tem propósito. Qualquer atitude ou comportamento contrário a mudança tem muito mais a ver com a falta de transparência do que com a insegurança.
A insegurança só existe quando não se tem claro os motivos para mudar. Sem motivos não há motivação. Resistir a mudanças é porque ela não faz sentido e aquilo que não faz sentido gera insegurança e com a insegurança qualquer um fica numa posição defensiva. Portanto, sem propósito e sem clareza não há como dar sentido a razão de mudar. Tudo que não faz sentido nos contraria.
A mudança para ser aceita deve ser consciente e não imperativa. Deve ser construída, construtiva e objetiva, senão, não será uma mudança, mas sim, uma imposição. Toda imposição é um imperativo e por isso mesmo tende sempre a fracassar!
O imperativo gera dúvidas, medo, desconforto, infelicidade e a sensação implícita de perda.
Mudar, não significa perder, mas sim, ganhar!
Isto é tão certo quanto afirmar que é um grande equívoco dizer que todo ganho gera perdas. Isto não é verdade! Assim como as mudanças, todo ganho gera ganho.
Todas as escolhas feitas efetivamente fazem sentido para você. Representa os valores que você dá a sua própria vida e por isso mesmo, quando se escolhe é porque naquele momento representa um ganho maior. Ninguém faz escolhas para perder!
Perdas é quando temos a chance de conquistar algo melhor e não fazemos nada. É viver em função do medo. É encontrar oportunidade de uma vida melhor, de um melhor bem-estar, dar um sentido maior para a vida e não fazemos nada com isto! Ficar na zona de conforto, aceitar as coisas como estão, estagnar-se, retardar o próprio crescimento insistindo nas próprias certezas, com desculpas, críticas e julgamentos.
Tudo isso são condições intrínsecas aos perdedores e são inaceitáveis a todo e qualquer ser humano que dá valor a vida. Não existe perdas quando alcançamos algo melhor, que nos faça experienciar outras possiblidades além daquelas que limitamos a viver.
Não existe perda na experiência, no ato de fazer diferente. Ganho sempre se fará presente na intenção sincera, na ação consciente e seja qual for, também no resultado responsável da ação.
Perder e ganhar são questões pessoais, singulares, afinal quem sabe quais são seus valores é você e jamais o outro. Só sabemos dar valor quando temos experiência suficiente para reconhecer em cada escolha aquilo que mais importa para nós.
Por fim, toda mudança bem sucedida começa com a consciência da liberdade que cada um tem para viver. A liberdade é parte fundamental para a compreensão da mudança. Está na liberdade possibilidade de encontrar nosso melhor. A liberdade nos permite pensar. O pensar gera consciência. Estar consciente é estar presente no agora, condição para se alcançar a convicta aceitação da realidade que vivemos a vida para ganhar alimentando o desejo de sair do estado presente e sempre mudar.

OS DOIS FARDOS SOBRE A VIDA HUMANA

GRATIDÃO
Você pode gostar

Além do Horizonte do Sucesso: Uma Viagem ao Autoaperfeiçoamento
11 de abril de 2024
DIÁLOGO: EL PRINCIPIO FUNDAMENTAL DEL SER (LA IMPORTANCIA DE HABLAR CON, NO A, LOS DEMÁS)
7 de janeiro de 2024
Um comentário
Afonso
Gostei imenso deste artigo.
Decidí mudar agora a minha forma de encarar as coisas, de trabalhar, de agir. Quero crescer na carreira profissional quanto pessoal.