
Desenvolvendo Líderes para o Futuro
A forma como as organizações são geridas está em constante evolução, e isso reflete diretamente na maneira como os líderes precisam se comportar para atender aos desafios emergentes. Ser um líder de sucesso, hoje, vai muito além de supervisionar equipes ou garantir a execução de tarefas. Exige, sobretudo, uma abordagem multifacetada que envolva o desenvolvimento de competências cognitivas essenciais. Entre essas, destacam-se quatro tipos de pensamento que são fundamentais para líderes que desejam se destacar: pensamento especializado, crítico, estratégico e sistêmico.
1. Pensamento Especializado: A Base Técnica
O pensamento especializado é caracterizado pela profundidade de conhecimento em um campo específico. Ele permite aos líderes diagnosticarem problemas e solucioná-los com precisão. Embora importante para a resolução rápida de problemas, o pensamento especializado pode ser limitante se for aplicado de forma isolada.
A pesquisa de Ericsson sobre o desenvolvimento da expertise argumenta que a experiência, associada a treinamento deliberado, é o que diferencia os especialistas dos novatos. No contexto da liderança, isso implica que o líder precisa não apenas conhecer profundamente o seu campo, mas também estar em constante aprendizagem para manter sua posição como um expert.
Exemplo Prático: Imagine um líder de TI que, ao enfrentar um erro crítico no sistema, é capaz de diagnosticar rapidamente a falha com base no seu conhecimento técnico, resolvendo o problema de forma eficaz. No entanto, essa habilidade precisa ser complementada com outros tipos de pensamento para garantir que o problema não se repita e que a organização continue a crescer.
2. Pensamento Crítico: Questionando Premissas
Já o pensamento crítico desafia as premissas estabelecidas e analisa situações de forma objetiva. Ele envolve avaliar a validade das informações disponíveis e questionar “verdades” que podem ser mal interpretadas ou desatualizadas. O pensamento crítico é essencial para líderes que precisam lidar com complexidade, incerteza e mudanças rápidas.
A Fundação para o Pensamento Crítico afirma que o pensamento crítico não é apenas uma habilidade cognitiva, mas um hábito de fazer perguntas, ponderar evidências e refletir antes de agir. Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico, líderes críticos têm mais chances de antecipar problemas e responder proativamente.
Exemplo Prático: Um CEO de uma empresa de tecnologia observa que o mercado está mudando, mas questiona se as soluções adotadas pela empresa ainda são as mais adequadas. Ele provoca a equipe, desafiando-os a pensar de forma diferente e a explorar novas abordagens, mesmo que essas saiam da zona de conforto.
3. Pensamento Estratégico: Pensando no Futuro
O pensamento estratégico envolve a capacidade de olhar além do imediato e visualizar cenários futuros. Líderes estratégicos são aqueles que antecipam mudanças e buscam alternativas inovadoras. Em um ambiente de negócios competitivo e em constante mudança, a visão de longo prazo é crucial.
Em um estudo de Hamel e Prahalad sobre a vantagem competitiva, os autores destacam que as empresas que conseguem se manter à frente da concorrência não são aquelas que apenas reagem às mudanças do mercado, mas aquelas que criam essas mudanças. Líderes estratégicos têm a capacidade de antecipar tendências e posicionar suas empresas para se beneficiarem dessas transformações.
Exemplo Prático: Um líder em uma indústria tradicional pode perceber que as demandas dos consumidores estão mudando, e inicia um movimento estratégico de transformação digital para garantir que a empresa se mantenha competitiva, mesmo quando o mercado parece estável.
4. Pensamento Sistêmico: A Visão Holística
Por fim, o pensamento sistêmico é a habilidade de perceber a interconexão entre as partes de um todo. Líderes que pensam de forma sistêmica entendem que cada ação tem um impacto em diferentes níveis da organização. Esse tipo de pensamento é crucial para uma gestão eficaz e para garantir que as decisões não sejam tomadas de forma isolada.
O conceito de pensamento sistêmico é amplamente discutido no livro “The Fifth Discipline” de Peter Senge, onde ele explica como líderes que pensam de forma sistêmica são mais eficazes ao lidar com problemas complexos. De acordo com Senge, uma visão sistêmica permite que o líder veja os efeitos de longo prazo de suas decisões, o que é essencial em um cenário corporativo interconectado.
Exemplo Prático: Um líder de uma empresa de logística, ao tomar uma decisão sobre a redução de custos, entende que a mudança pode afetar a motivação dos funcionários e o relacionamento com fornecedores. Ele, então, desenvolve uma solução que minimize impactos negativos, levando em consideração o todo.
Como Integrar Esses Pensamentos no Desenvolvimento de Líderes?
Para que os líderes realmente se destaquem, eles precisam cultivar esses quatro tipos de pensamento de forma integrada. Programas de desenvolvimento de liderança, como coaching, mentorias e treinamentos focados em habilidades cognitivas e de gestão, são fundamentais para esse processo.
Dados Relevantes: Segundo um estudo da Harvard Business Review, 70% do aprendizado de um líder ocorre por meio da prática e interação com outros líderes, e não por meio de teorias acadêmicas. Isso significa que, além de aprender conceitos, os líderes devem ser desafiados a aplicar esses pensamentos de forma prática e contextualizada.
Por fim,
Líderes que desenvolvem essas competências cognitivas têm a capacidade de navegar por um mundo corporativo dinâmico e de alto risco. Eles não apenas reagem a desafios, mas antecipam mudanças, desafiam o status quo e moldam o futuro de suas organizações. Portanto, ao pensar em como preparar seus líderes para o futuro, pense em como ajudá-los a cultivar esses quatro tipos de pensamento — especializado, crítico, estratégico e sistêmico.
Quando foi a última vez que você revisou o pensamento de seus líderes? Eles estão preparados para enfrentar os desafios de um futuro imprevisível?
Referências:
Ericsson, K. A., Krampe, R. T., & Tesch-Römer, C. (1993). The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance.
Hamel, G., & Prahalad, C. K. (1994). Competing for the Future.
Senge, P. M. (1990). The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization.
Fundação para o Pensamento Crítico. (2022). “Critical Thinking: A Statement of Expert Consensus for Purposes of Educational Assessment and Instruction.”
Você também pode ler o excelente artigo de Heidi Grant e Shawn McCann, intitulado como “The 4 Types of Thinking Leaders Need to Practice—and Teach”, em:
https://hbr.org/2025/02/the-4-types-of-thinking-leaders-need-to-practice-and-teach?ab=HP-hero-for-you-1
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